quarta-feira, 22 de julho de 2009

Noudar

Num cantinho de Portugal, enfiado em Espanha, encontrámos o castelo de Noudar. Desconhecido para muitos, o castelo de Noudar localiza-se no Alentejo profundo a 13 km de Barrancos. O acesso não é dos melhores, a estrada a partir de Barrancos é sempre de terra batida e está em mau estado, mas a paisagem vale a pena. Pelo caminho passámos pela fonte da pipa (fonte de àgua junto à ribeira Murtega) e pela Herdade da Coitadinha (onde está instalado o Parque natureza de Noudar). Reparem nas oliveiras centenárias, foram transplantadas do Alqueva. Outra curiosidade é a Choça, um antigo abrigo para pastores que foi recuperado há pouco tempo e está em muito bom estado.




À medida que nos aproximamos do castelo surge a imponente torre de menagem. A torre, com os seus 18 m de altura, destaca-se. A vista panorâmica que de lá se tem é excepcional. O castelo está localizado numa elevação escarpada, rodeado pelo rio Ardila e pela ribeira de Murtega.



Nos anos 80 o castelo foi alvo de alguma recuperação, estando a muralha em bom estado de conservação. É possível identificar as ruínas da antiga povoação, a casa do Governador, os celeiros subterrâneos, o antigo forno de pão e a pequena cisterna que o servia.



O castelo pode ser visitado todos os dias da semana das 10h às 18h, excepto às quintas-feiras, sendo a entrada gratuita. Serão bem recebidos pelo simpático guarda.

Sem comentários: