domingo, 24 de maio de 2009

Cuba

Cuba Alentejana!
Será coincidência existir uma vila no Alentejo com o mesmo nome de uma ilha nas Caraíbas? Certamente que não seremos nós a desvendar o mistério, mas uma das teorias diz que foi em Cuba que nasceu o navegador Cristóvão Colombo e que terá ele baptizado a ilha de Cuba, aquando do seu descobrimento, com o mesmo nome da sua terra natal.






Bom, vamos ao turismo... Cuba é um local de romaria obrigatória para nós por questões familiares. É uma típica vila alentejana, nos dias de calor ninguém sai à rua e à noite todos aparecem para pôr a conversa em dia.






A vila em si merece uma visita, sobretudo para almoçar. Existem vários e bons restaurantes a preços acessíveis. Não deixem de conhecer a "Adega do Chico Arrufa" uma adega típica Alentejana, que foi recuperada pela câmara municipal, e que serve vinho que ainda é produzido pelo processo romano em "talha". Se tiverem sorte ainda ouvem um cante (cantar típico alentejano).
No concelho existem vários locais para visitar. Destacamos a ponte romana de Odivelas em Vila Ruiva, na antiga via romana entre Évora e Beja, cujo estado de conservação é excelente servindo ainda hoje a estrada. Existem também algumas Ermidas (Ermida Santo António dos Açores, Ermida N.Sra. Represa) localizadas nos arredores e com frescos muito interessantes. Apreciem a calma do Alentejo, as planícies e a fauna. Muito perto fica a Vila Romana de São Cucufate (Vidigueira) que não devem deixar de visitar.






Ah atenção, em Cuba o i do Lete usa-se no Cafei!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceram-se de falar na doçaria... Alentejo sem doçaria conventual e bolos folhados não é Alentejo.
A(s) piscinas levam ainda muita gente a visitar esta terra perdida entre a planície alentejana e os novos canais.
E para terminar o sorriso de quem lá mora e a simpatia dos residentes que não evitam em perguntar aos desconhecidos "Atão quem são vocês?".

Anónimo disse...

Atão e as cavacas? E as queijadas?
Para a terra grandiosa k é falam pouco.
Ainda temos as chouriças e as açordinhas de alho, gaspacho, ensopadito de borrego e a sopa de cação.
Pobres de espirito os k não conhecem o Alentejo pela barriga.....